SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no BrasilA remuneração do professor é baixa ou alta?: uma contraposição de diferentes referenciais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias  y  TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.01, pp.41-56. ISSN 0102-4698.

O letramento informacional apresenta-se como a estruturação sistêmica de um conjunto de competências que permite integrar as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, objeto da aprendizagem, visando à tomada de decisão e resolução de problemas. A implementação desse processo ao longo da vida acadêmica representa importante aspecto na sociedade contemporânea por favorecer o progresso pedagógico e o processo de "aprender a aprender". Assim, constitui decisiva contribuição para a formação de cidadãos competentes e autônomos na busca e no uso da informação. Entretanto, para se colocar plenamente em prática o letramento informacional na educação básica, é necessário superar alguns desafios, quais sejam: a dificuldade em mudar a cultura pedagógica, a formação inadequada dos professores, as concepções de ensino-aprendizagem, a organização do currículo e a ausência de infraestrutura adequada de informação.

Palabras clave : Letramento Informacional; Aprendizagem; Educação Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )