SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Desafios para implementar o letramento informacional na educação básicaA performatividade nas políticas de currículo: o caso do ENEM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

RABELO, Amanda O.. A remuneração do professor é baixa ou alta?: uma contraposição de diferentes referenciais. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.01, pp.57-87. ISSN 0102-4698.

Este artigo debate a questão do estatuto financeiro e social da profissão docente, com base em uma revisão bibliográfica sobre o tema e relacionada aos dados empíricos de um estudo comparativo qualitativo e quantitativo que analisou questionários e entrevistas feitos com professores do sexo masculino que trabalham no ensino público primário do Rio de Janeiro-Brasil (RJ-BR) e em Aveiro-Portugal (AV-PT). A discussão bibliográfica teve como objetivo verificar se a consideração dos professores envolvidos sobre a remuneração da profissão tem alguma fundamentação. Tal estudo é importante porque a questão da remuneração da profissão é um dos aspectos que pode influenciar a escolha profissional, a satisfação com a docência, mas também que pode gerar insatisfação com o ofício. Foram encontradas grandes diferenças entre as respostas dos professores tanto do RJ-BR e de AV-PT quanto dentro de cada localidade, o que mostra que os referenciais dos diferentes professores com relação ao salário do professor não são os mesmos.

Palavras-chave : Profissão Docente; Gênero; Remuneração; Estatuto Financeiro e Social; Professor do Sexo Masculino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )