SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01A remuneração do professor é baixa ou alta?: uma contraposição de diferentes referenciaisA formação do professor para o ensino superior: prática docente com alunos com deficiência visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LOPES, Alice Casimiro  e  LOPEZ, Silvia Braña. A performatividade nas políticas de currículo: o caso do ENEM. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.01, pp.89-110. ISSN 0102-4698.

Este artigo articula os efeitos da globalização com as políticas de currículo e de avaliação. Defendemos, com base em Stephen Ball, a compreensão das políticas de currículo como produção de sentidos e significados para as decisões curriculares em um ciclo contínuo de produção de políticas. Entendemos que uma das dimensões dessas políticas de currículo é a produção de uma cultura da performatividade, expressa, entre outras ações, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pela investigação de documentos relativos ao ENEM, identificamos que o foco desse exame é a formação do indivíduo onicompetente para a eficiência social do sistema, porém, diferentemente de outras épocas, centrado na autorregulação de suas performances. Além disso, consideramos que a cultura da performatividade influencia dimensões locais da avaliação, com diferentes extensões e modos de avaliar, não necessariamente associados às mesmas finalidades dos exames centralizados.

Palavras-chave : Avaliação; ENEM; Performatividade; Política de Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )