SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01A formação do professor para o ensino superior: prática docente com alunos com deficiência visualAmbientes educativos e conhecimento social: um estudo sobre as representações de escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVA, Cristiani Bereta da. Atualizando a Hidra?: o estágio supervisionado e a formação docente inicial em história. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.01, pp.131-156. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem por objetivo pensar o currículo e a formação docente inicial em História, sobretudo a partir do lugar construído para a prática de ensino e estágio supervisionado. As novas diretrizes aumentaram a carga horária das práticas e do estágio, o que, em teoria, exigiu amplas reformas, a partir de 2001, nos programas curriculares dos cursos de licenciatura. Para além dessas mudanças e reformas, o que se observa na formação docente são algumas permanências que seguem atualizando velhos problemas. A presente discussão retoma esses problemas a partir de elementos da trajetória histórica da disciplina nos últimos 30 anos, utilizando também alguns dados empíricos - como narrativas de professores egressos dos cursos de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), formados entre o final da década de 1970 e a década de 1990, com a intenção de contribuir para o debate sobre a formação docente em História nos dias atuais.

Palavras-chave : História; Formação Docente; Estágio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )