SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01A emergência da infânciaA educação da infância: entre a família, a escola e a medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FERREIRA, António Gomes. A criança e o seu desenvolvimento em discursos médicos e pedagógicos que circularam no contexto português (séculos XVIII a XX). Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.01, pp.215-233. ISSN 0102-4698.

A partir do advento da modernidade, dinâmicas tecnológicas, científicas, econômicas, sociais e culturais propiciaram crescente interesse pela quantidade e pela qualidade das pessoas e, consequentemente, por uma maior atenção ao crescimento e ao desenvolvimento da criança. A confluência dessas condições levaram a que se elaborasse uma racionalidade que, partindo do ancestral saber sobre o crescimento das pessoas, concedesse maior atenção às condições que o condicionavam, bem como às características que o podiam explicitar. O objetivo deste trabalho é apresentar dados provenientes da literatura médica e da literatura pedagógica impressa em Portugal, com vista a possibilitar uma compreensão sobre como foi perspectivado o desenvolvimento da criança entre os finais do século XVIII e o primeiro terço de Novecentos. É nosso propósito incidir tanto sobre dados de natureza somática como psicológica apresentados nas referidas literaturas, bem como sobre as concepções de desenvolvimento aí expressas.

Palavras-chave : Infância; Desenvolvimento; Pedologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )