SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Conflitos e tensões na produção da inclusão escolar de crianças pobres, negras e mestiças, Brasil, século XIXLibros de lectura en la escuela primaria argentina: civilizando al niño urbano y urbanizando al niño campesino (1900-1946) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MARQUES, Vera Regina Beltrão  e  FARIAS, Fabiana Costa de Senna Ávila. “Façamos dessa gente um elemento seguro do nosso progresso material e moral”: a inspeção médico-escolar no Paraná dos anos 1920. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.01, pp.287-302. ISSN 0102-4698.

A linha norteadora da educação no Paraná está fundamentada na necessidade de recuperar o homem nativo (caboclo) enquanto força de trabalho através de seu aperfeiçoamento moral, físico, intelectual e laboral. Requer-se da escola o desempenho desta patriótica missão: formar a inteligência do caboclinho de maneira a conhecer intuitivamente preceitos da higiene, meios de defesa contra os insetos e animais nocivos, vantagens do calçado e do uso de instrumentos aperfeiçoados para maior rendimento do trabalho manual". Com essa escola, as autoridades educacionais acreditaram que a higiene rural encontraria o seu melhor auxiliar. Nossa comunicação discute as propostas de inspeção médico-escolar na gestão de Cezar Prieto Martinez, tendo em vista as singularidades populacionais e os objetivos de nacionalização da escola almejados. Que características e desdobramentos norteiam o discurso médico higienista em face da realidade na qual o embranquecimento não se coloca como questão fundamental?

Palavras-chave : Higiene; Escola; Inspeção Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )