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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

KUHLMANN JR., Moysés  e  MAGALHAES, Maria das Graças Sandi. A infância nos almanaques: nacionalismo, saúde e educação (Brasil 1920-1940). Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.01, pp.327-349. ISSN 0102-4698.

Os almanaques de farmácia foram veículos de difusão não só de medicamentos, mas também de ideias relacionadas com o projeto de modernização da sociedade brasileira. No período entre 1920 a 1940, eles se dedicaram a vários temos vinculados à infância. Associava-se o progresso a uma infância bem-cuidada e disciplinada. As amas de leite e o tipo de amamentação foram objetos de obstinados debates. Além disso, nota-se a preocupação com os aspectos educacionais em atividades como jogos e passatempos, assim como em artigos e editoriais sobre campanhas de alfabetização, a manutenção de escolas e a publicação de materiais didáticos, como abecedários e tabuadas. A mulher é interlocutora privilegiada, tanto em relação aos cuidados e indicações de medicamentos e alimentos quanto nas atividades educativas propostas para as crianças. Cuidar e educar a criança simbolizava a introdução de padrões modernizadores no Brasil.

Palavras-chave : Infância; Almanaques de Farmácia; Nacionalismo.

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