SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01A infância nos almanaques: nacionalismo, saúde e educação (Brasil 1920-1940) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

CARLI, Sandra. Notas para pensar la infancia en la Argentina (1983-2001): figuras de la historia reciente. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.01, pp.351-381. ISSN 0102-4698.

O artigo analisa, numa perspectiva historiográfica, o impacto da história recente argentina na vivência da infância de crianças de diferentes extratos sociais.Tendo como recorte o fim do regime militar, na década de 80, busca-se apreender como o processo de globalização, entendido como fenômeno não apenas econômico, mas sócio-cultural teve efeito na transformação da experiência infantil. Por um lado, a globalização provocou a intensificação de uma cultura de consumo que tomou a criança como objeto privilegiado do mercado. Foram introduzidos novos produtos que tiveram como efeito a homogeneização da cultura infantil. Por outro, tal homogeneização incide sob crianças de diferentes extratos sociais e possibilidades de acesso ao consumo, num pais pauperizado. Assim e que a homogeneização cutural fez-se acompanhar pela produção de novas desigualdades e heterogeneização da condição social das criancas.

Palabras clave : Infância; Argentina; Globalização; Desigualdade.

        · resumen en Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )