SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Um centro de educação e formação de adultos que aprende índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MORGADO, José Carlos. Para um outro arquétipo de escola: a necessidade de mudar as políticas e as práticas curriculares. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.15-41. ISSN 0102-4698.

As mudanças que têm procurado instituirse no domínio educativo requerem, pelo menos ao nível dos normativos que as determinam, uma maior participação das escolas e dos agentes comunitários nas decisões educativas e na construção de um projeto pedagógico comum capaz de conciliar os propósitos de âmbito nacional com os anseios e as necessidades de cada comunidade. Procurase que a escola se assuma como uma instituição de referência, capaz de encontrar respostas favoráveis e garantir a diversidade formativa, o que implica a assunção de maiores margens de autonomia, uma (re)atualização constante e a inovação das práticas curriculares que se desenvolvem no seu interior. No entanto, muitas das mudanças que hoje se "exigem" às escolas dependem tanto de um conjunto de decisões oriundas do seu exterior, algumas delas sucessivamente adiadas, como daquilo que se passa no interior da instituição escolar. É sobre algumas dessas questões que refletimos ao longo do texto, indicando alguns caminhos que poderão, eventualmente, contribuir para essas mudanças.

Palavras-chave : Escola; Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )