SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Para um outro arquétipo de escola: a necessidade de mudar as políticas e as práticas curricularesPoemas na escola: análise de textos de aluno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LOUREIRO, Armando Paulo Ferreira. Um centro de educação e formação de adultos que aprende. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.43-64. ISSN 0102-4698.

O presente artigo resulta de uma investigação etnográfica realizada junto de uma equipe técnica de educação de adultos de um centro de educação e formação do norte de Portugal. Um dos objetivos dessa pesquisa, retratado no presente texto, foi tentar perceber se e como uma equipe de educação de adultos pode ela própria aprender em local de trabalho e, dessa forma, tentar verificar se a instituição que enquadra a sua atividade se constituía como uma organização que aprende. Os resultados mostram que essa equipe aprende de diversas formas no desenrolar da sua ação e que está presente, naquele contexto, uma forte dimensão coletiva da aprendizagem. Na base desse processo estão suas regras de ação, ou seja, as formas características de fazer naquele local: a entreajuda, a reformulação do fazer, a generalização do fazer, os processos de reflexão na e sobre a ação. Perante tais resultados, concluise que estarmos perante uma comunidade de aprendizagem e uma organização que aprende.

Palavras-chave : Aprendizagem Organizacional; Técnicos; Educação de Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )