SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Um centro de educação e formação de adultos que aprendeAlgumas aprendizagens construídas durante a brincadeira de pipa: o que está em jogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VAL, Maria da Graça Costa  e  MARCUSCHI, Beth. Poemas na escola: análise de textos de aluno. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.65-88. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, analisamos poemas elaborados em 2006 por alunos do Ensino Fundamental (com duração, à época, de oito anos), de quarta e quinta série de escolas públicas de vários estados brasileiros, no contexto do Programa Escrevendo o Futuro. Esse programa é desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, a partir de prêmio instituído pela Fundação Itaú Social. Mais do que um concurso de redação, o Escrevendo o Futuro se volta para a formação de professores, fornecendo às escolas inscritas fascículos com orientações para a realização de oficinas de produção de textos dos gêneros poema, memórias e artigo de opinião. A perspectiva deste trabalho é identificar como se apresentam os textos de alunos submetidos a um processo sistemático de formação quanto ao gênero em pauta. Para tanto, trazemos uma discussão inicial a respeito da noção de gênero textual, em seguida introduzimos o contexto em que as produções foram realizadas, para, na sequência, analisarmos os poemas dos alunos quanto à adequação ao gênero.

Palavras-chave : Produção Escrita; Gênero Textual; Poema.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )