SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Poemas na escola: análise de textos de alunoEducar e cuidar do corpo: biopolítica no atendimento à pequena infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MELO, Maria de Fátima Aranha Queiroz e. Algumas aprendizagens construídas durante a brincadeira de pipa: o que está em jogo. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.89-115. ISSN 0102-4698.

Como recorte de pesquisa assentada em objeto lúdico tradicional, mapeamos algumas atividades eliciadas pela brincadeira de pipa, focalizando as aprendizagens informais e os brinquedos-ponte como forma privilegiada de transmissão cultural. Potentes em sua capacidade de aglutinação, esses brinquedos encontram traduções singulares para cada brincante, com significativo impacto em sua bagagem vivencial, por colocarem em jogo aprendizagens de corpo inteiro, cotidianas e situadas, emergentes da articulação entre pessoas, objetos e outros elementos que se afetam mutuamente na produção de efeitos. Utilizando a Teoria Ator-Rede como suporte teórico-metodológico, seguimos grupos de brincantes durante as temporadas dos anos de 2005 e 2006 e realizamos entrevistas com pessoas que tiveram a pipa como objeto privilegiado de suas infâncias, tomando os fragmentos desse material para operar misturas entre textos acadêmicos e textos não-acadêmicos.

Palavras-chave : Brincadeira de Pipa; Aprendizagens; Teoria Ator-Rede.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )