SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Algumas aprendizagens construídas durante a brincadeira de pipa: o que está em jogoA construção dos tempos escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

RICHTER, Ana Cristina  e  VAZ, Alexandre Fernandes. Educar e cuidar do corpo: biopolítica no atendimento à pequena infância. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.117-134. ISSN 0102-4698.

Partindo de uma pesquisa de abordagem etnográfica realizada em um ambien te educacional de atendimento à pequena infância, o presente trabalho trata de dispositivos pedagógicos que transpassam o corpo nos momentos de higiene e nos demais tempos que compõem a rotina das instituições de educação infantil. Os resultados revelam discursos e ações que se dirigem à cultura de uma infância asséptica já presente nas concepções higienistas do século XIX. Os momentos que conformam a rotina institucional se fazem fortemente marcados pela presença de ações e estratégias vinculadasà higiene, à saúde e à "qualidade de vida". Os discursos e práticas que ali circulam aparecem em meio a um conjunto de normas que funcionam como braço pedagógico de uma biopolítica que atua na constituição da vida nua.

Palavras-chave : Educação Infantil; Biopolítica; Biopolítica da Infância; Higienismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )