SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Educar e cuidar do corpo: biopolítica no atendimento à pequena infânciaUma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PARENTE, Claudia da Mota Darós. A construção dos tempos escolares. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.135-155. ISSN 0102-4698.

O presente estudo analisa a concepção de tempo, considerando sua construção sócio-histórica e cultural. Apresenta algumas heranças dos tempos escolares, mostrando que estes são construções humanas e, por isso mesmo, passíveis de transformações. Os tempos escolares fazem referência ao início e à duração da escolarização (tempos de escola); à organização da escolarização (tempos de escolarização); às construções consolidadas no interior das instituições escolares (tempos na escola). Ao apresentar a abrangência da noção de tempos escolares, o presente estudo incita a busca de inovações políticas e escolares que produzam alternativas aos tempos escolares vigentes e indica a necessidade de construir tempos escolares mais humanos, mais atentos às necessidades dos sujeitos da educação.

Palavras-chave : Tempo Escolar; Política Educacional; Organização Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )