SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue02A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamentalEducação, paranoia e semiformação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SILVA, Rosana Louro Ferreira. Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.277-297. ISSN 0102-4698.

Esta investigação, de caráter qualitativo, teve como objeto de estudo as imagens de capas de revistas de grande circulação, associadas à questão ambiental. Os objetivos principais foram: identificar as concepções da questão ambiental presentes nas imagens e verificar de que forma os professores em formação interpretam, ressignificam e se apropriam das mensagens expressas nessas imagens. A análise das imagens identificou uma preponderância da concepção pragmática e antropocêntrica da questão ambiental. O trabalho de leitura de imagens em cursos de formação de professores orientouse pela perspectiva crítica da educação ambiental. A partir dos resultados, argumentamos que o processo interpretativo de imagens na formação inicial e continuada, bem como na escola, poderia possibilitar uma ferramenta a mais na construção da cidadania, formando observadores menos ingênuos e mais críticos diante das imagens com que se deparam na vida cotidiana, em especial as associadas à questão ambiental.

Keywords : Imagens; Questão Ambiental; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )