SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professoresA classe hospitalar como instrumento de participação política na construção coletiva da associação de pais e pacientes da hematooncologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BUENO, Sinésio Ferraz. Educação, paranoia e semiformação. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.299-315. ISSN 0102-4698.

Este artigo aborda a relação entre semiformação, segundo Theodor Adorno, e a paranoia no campo do conhecimento. Para Adorno, a emancipação orienta-se pela crítica da semiformação e da paranoia no conhecimento. Nessa direção, é feita uma análi se crítica das ideias de Adorno sobre a semiformação no campo educativo. Essa análise é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos atualmente hegemônicos no campo dos estudos sobre educação e conhecimento. Nessa categoria do conhecimento assim concebida, pela perspectiva educacional, a razão instrumental é concretamente questionada na sua forma restritiva de conhecimento. Assim, é possível mostrar algumas questões referentes ao problema da educação contemporânea sob a ótica das formulações de Adorno.

Palavras-chave : Educação; Semiformação; Adorno; Teoria Crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )