SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02A classe hospitalar como instrumento de participação política na construção coletiva da associação de pais e pacientes da hematooncologiaHistória, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CRUZ, Daniele. Educação corporativa: a proposta empresarial no discurso e na prática. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.337-357. ISSN 0102-4698.

Análise do modelo de Educação Corporativa adotado pela Leader Magazine e as expectativas dos funcionários sobre suas trajetórias em termos de apropriação de conhecimentos e crescimento profissional. Um estudo de caso crítico, com análise documental e entrevistas. O referencial abordou as mudanças que influenciaram o cenário global e a influência do empresariado sobre as políticas de educação nas três últimas décadas. Nos resultados, vemos que, embora a empresa, no discurso, apresente a Escola de Varejo como uma política formal de EC, na prática se reduz a ações isoladas, com cursos na maioria comportamentais. A proposta voltou-se para objetivos estratégicos, focando no mercado, não levando em conta os interesses dos funcionários. Apesar de a empresa considerar sua política relevante, os funcionários desconhecem a EC como um modelo educacional e encaram as ações como cursos pontuais, acreditando, porém, que o trabalho desenvolvido pela empresa de fato contribui para o seu crescimento.

Palavras-chave : Educação Corporativa; Trabalho e Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )