SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número02Educação corporativa: a proposta empresarial no discurso e na práticaA questão da experiência no ensino da filosofia: um problema contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LEAL, Adriana Bergold  e  HENNING, Paula Corrêa. História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.359-381. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem como tema a supervisão escolar, sendo ela questionada por ângulos diferentes daqueles recorrentemente anunciados nas bibliografias específicas e até então raramente colocados sob suspeita. Como resultado das análises, problematiza a história da supervisão como uma narração linear que continua regulando o trabalho docente, mesmo negando essa função. Entendendo a regulação como uma forma de conduzir a ação docente, aproxima desta o conceito de poder disciplinar e os instrumentos de que, segundo Michel Foucault, esse poder faz uso para agir sobre os sujeitos: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Ressalta ainda a produtividade do fazer docente como justificativa da regulação provocada pela função supervisora. Interrompendo o curso natural da história da supervisão, é possível perceber que, embora pertencendo a ordens discursivas diferentes, as fases históricas narradas atendem à mesma estratégia de ação reguladora e ao mesmo solo epistêmico.

Palavras-chave : Supervisão Escolar; Poder Disciplinar; Estudos Pós Estruturalistas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )