SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins  e  PEREIRA, Flávia Goulart. O gosto e as condições de sua realização: a escolha por pedagogia entre estudantes com perfil social e escolar mais elevado. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.15-38. ISSN 0102-4698.

O trabalho analisa sociologicamente o processo de escolha do curso de Pedagogia da UFMG por alunas com perfil social e escolar mais elevado e que, portanto, teriam, em princípio, em função de seus recursos econômicos e acadêmicos, condições para escolher cursos mais seletivos e vistos como de maior retorno econômico e simbólico. Por meio de entrevistas em profundidade, analisam-se diferentes aspectos das trajetórias sociais e escolares das alunas, que, de alguma forma, podem ter conduzido à decisão final pela Pedagogia. Discute-se, especialmente, em que medida a escolha é fruto de um gosto particularmente forte pela área de Educação e de que modo a manifestação e a realização desse gosto foi favorecida por circunstâncias específicas. Acredita-se que o trabalho contribui para uma relativização das explicações sociológicas sobre a escolha do curso superior, que tendem a considerar o gosto ou as preferências individuais simplesmente como frutos de uma adaptação dos agentes a sua condição social passada ou a sua situação atual de ação.

Palavras-chave : Escolha do Curso Superior; Gosto; Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )