SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue03O gosto e as condições de sua realização: a escolha por pedagogia entre estudantes com perfil social e escolar mais elevadoVivir la ciudad: experiencias de maestros en el contexto urbano de Popayán author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes  and  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.39-56. ISSN 0102-4698.

O presente texto tem como foco as investigações sobre professores iniciantes e faz um balanço do tema a partir de pesquisas realizadas no Brasil, tendo em vista a atual tendência dos estudos sobre essa etapa do desenvolvimento profissional do professor. Para tanto, são analisados os trabalhos apresentados nas reuniões da ANPEd, nos anos de 2005, 2006 e 2007, e as pesquisas disponíveis no banco de teses da CAPES - 2000 a 2007 (mestrado e doutorado). Também é analisada a pesquisa de Brzezinski (2006), em que foi apresentado o estado do conhecimento sobre a formação de profissionais da educação. O estudo evidencia que a maioria das pesquisas analisa o professor, focando sua prática pedagógica, a construção de sua identidade, a socialização profissional e as dificuldades encontradas. Demonstra também a quase inexistência de ações de formação para esses professores e a necessidade das pesquisas brasileiras se dedicarem mais ao tema, que é pouco explorado, se considerada a relevância dessa etapa profissional.

Keywords : Professor Iniciante; Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )