SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue03Vivir la ciudad: experiencias de maestros en el contexto urbano de PopayánA magia da escola na escola da magia: a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.75-101. ISSN 0102-4698.

As reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no “ofício” docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho.

Keywords : Reformas Educacionais; Trabalho Docente; Administração Gerencialista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )