SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Vivir la ciudad: experiencias de maestros en el contexto urbano de PopayánA magia da escola na escola da magia: a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.75-101. ISSN 0102-4698.

As reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no “ofício” docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho.

Palavras-chave : Reformas Educacionais; Trabalho Docente; Administração Gerencialista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )