SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Real versus ficção: criança, imagem e regimes de credibilidade no cinema-documentárioSignificações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BUSS-SIMAO, Márcia; MEDEIROS, Francisco Emílio de; SILVA, Márcia  e  SILVA FILHO, João Josué da. Corpo e infância: natureza e cultura em confronto. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.151-168. ISSN 0102-4698.

Este ensaio desenvolveu reflexões sobre possíveis avanços teórico-metodológicos na concepção de corpo e infância, a partir da consideração da existência da interconexão entre natureza e cultura. Inicialmente, examinamos os elementos das concepções dualistas, as quais se mostravam insuficientes para a compreensão da relação entre corpo e infância, seja pelo fato de focarem suas deduções apenas nas diferenças e semelhanças biológicas do corpo, seja por debruçarem-se exclusivamente em determinações culturais. Pautados nos estudos da Sociologia da Infância e em outros de base filosófica, buscamos delinear uma possível concepção crítica da relação entre infância e corpo que a compreendesse, concomitantemente, como construção cultural e biológica. Além disso, ainda que breves, acabamos redigindo, também, alguns desdobramentos da reflexão realizada para a prática dos educadores que trabalham em instituições educativas.

Palavras-chave : Infância; Corpo; Natureza; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )