SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativoBrasil: liberalismo, café, escola e voto (1878-1881) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

SOUZA, Nadia Aparecida de  y  BORUCHOVITCH, Evely. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.195-217. ISSN 0102-4698.

O presente ensaio tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as potencialidades do mapa conceitual como estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Revisitar o referencial teórico relativo à temática possibilitou contemplar a utilidade do mapa conceitual sob diferentes perspectivas: daquele que ensina e daquele que aprende. Valer-se dos mapas conceituais como estratégias de ensino/aprendizagem, também e concomitantemente como ferramenta avaliativa, é criar possibilidades para a organização do conhecimento pela promoção de experiências educativas que provoquem não somente reflexão, busca de compreensão e processamento profundo da informação, mas também o desenvolvimento da autorregulação, da metacognição e do aprender a aprender.

Palabras clave : Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem; Mapa Conceitual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )