SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativoBrasil: liberalismo, café, escola e voto (1878-1881) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SOUZA, Nadia Aparecida de  e  BORUCHOVITCH, Evely. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.195-217. ISSN 0102-4698.

O presente ensaio tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as potencialidades do mapa conceitual como estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Revisitar o referencial teórico relativo à temática possibilitou contemplar a utilidade do mapa conceitual sob diferentes perspectivas: daquele que ensina e daquele que aprende. Valer-se dos mapas conceituais como estratégias de ensino/aprendizagem, também e concomitantemente como ferramenta avaliativa, é criar possibilidades para a organização do conhecimento pela promoção de experiências educativas que provoquem não somente reflexão, busca de compreensão e processamento profundo da informação, mas também o desenvolvimento da autorregulação, da metacognição e do aprender a aprender.

Palavras-chave : Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem; Mapa Conceitual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )