SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FERRARO, Alceu Ravanello. Brasil: liberalismo, café, escola e voto (1878-1881). Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.219-248. ISSN 0102-4698.

O trabalho mostra como, num país agrário, latifundiário e escravocrata, em pleno ciclo do café, com uma população predominantemente rural e absolutamente desprovida de escolas, as elites brasileiras, agora representadas maciçamente por liberais na Câmara dos Deputados, conseguem, por meio da Lei Saraiva (1881), unir, num casamento que duraria mais de um século, duas coisas aparentemente inconciliáveis na perspectiva liberal: de um lado, o voto direto; de outro, a exclusão da grande massa do povo, os analfabetos (80% da população), do direito de voto. O estudo mostra ainda quão diferente foi o caminho seguido pela vizinha Argentina, por meio da Lei de Educação Comum (1884). Conclui lembrando as palavras de José Bonifácio o Moço, para quem, com a exclusão dos analfabetos do direito de voto, o projeto liberal de eleição direta em discussão na Câmara não era a bandeira da reforma, mas sim a reforma da bandeira liberal.

Palavras-chave : Brasil; Liberalismo; Analfabetos; Voto; Memória Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )