SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Antes, agora, adiante: hipertexto, letramento e mudançaRedes colaborativas, ética hacker e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

BUZATO, Marcelo El Khouri. Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.283-303. ISSN 0102-4698.

Busca-se construir uma perspectiva relacional e crítica para os novos letramentos/letramentos digitais no campo das discussões correntes sobre inclusão digital e inovação tecnológica. Parte-se da tríade geradora dos sentidos para inclusão na modernidade tardia, a saber, (des)igualdade, diferença, (des)conexão. Examinam-se teorias contemporâneas de apropriação tecnológica, assim como dois modelos de inovação tecnológica, ditos ascendente e descendente, em relação a essa tríade. Resultados desse exame são propostos como fundamentação para uma análise crítica de propostas de inovação pedagógica em torno das novas tecnologias, em especial da assim chamada Web 2.0.

Palabras clave : Novos Letramentos; Inclusão Digital; Apropriação Tecnológica; Inovação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )