SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Antes, agora, adiante: hipertexto, letramento e mudançaRedes colaborativas, ética hacker e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BUZATO, Marcelo El Khouri. Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.283-303. ISSN 0102-4698.

Busca-se construir uma perspectiva relacional e crítica para os novos letramentos/letramentos digitais no campo das discussões correntes sobre inclusão digital e inovação tecnológica. Parte-se da tríade geradora dos sentidos para inclusão na modernidade tardia, a saber, (des)igualdade, diferença, (des)conexão. Examinam-se teorias contemporâneas de apropriação tecnológica, assim como dois modelos de inovação tecnológica, ditos ascendente e descendente, em relação a essa tríade. Resultados desse exame são propostos como fundamentação para uma análise crítica de propostas de inovação pedagógica em torno das novas tecnologias, em especial da assim chamada Web 2.0.

Palavras-chave : Novos Letramentos; Inclusão Digital; Apropriação Tecnológica; Inovação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )