SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0O que dizem as matrizes de habilidades sobre a leitura em ambientes digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PRETTO, Nelson. Redes colaborativas, ética hacker e educação. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.305-316. ISSN 0102-4698.

O texto discute as transformações do mundo contemporâneo a partir da presença intensa de tecnologias digitais de informação e comunicação. Analisa o que denominamos de labirinto espaço-temporal, constituidor da hipertextualidade do mundo contemporâneo. Parte da compreensão das tecnologias digitais para discutir as novas linguagens e a sua apropriação pela juventude. Analisa a produção do conhecimento em função do movimento global de produção colaborativa de conhecimento livre com base na denominada ética hacker para, pensar a educação numa perspectiva colaborativa. Destaca o papel da cultura digital enquanto espaço aberto no qual os novos modos de relacionamento e de intercâmbio de culturas promovem, potencialmente, novas possibilidades de produção de conhecimentos e culturas. Propõe ao final, considerar a educação com base na pluralidade construindo novas educações.

Palavras-chave : Conhecimento Livre; P2P; Ética Hacker; Educação; Produção Colaborativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )