SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Redes colaborativas, ética hacker e educaçãoLetramento digital e formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

RIBEIRO, Ana Elisa  y  COSCARELLI, Carla Viana. O que dizem as matrizes de habilidades sobre a leitura em ambientes digitais. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.317-334. ISSN 0102-4698.

Com base em análises da matriz de Língua Portuguesa do Saeb, utilizada em avaliações de larga escala no Brasil, este trabalho discute a vinculação dessa matriz às práticas de leitura e à cultura escrita impressa, além de propor uma reflexão sobre a complexidade dos descritores que compõem a matriz em relação às práticas de leitura reais. Propõe-se a diferenciação entre matriz de avaliação e matriz de ensino, assim como se considera de suma importância que o ato de ler seja abordado em seus aspectos multimodais e relativos ao letramento digital.

Palabras clave : Matriz; Habilidades de Leitura; SAEB; ENEM; Letramento Digital.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )