SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03O que dizem as matrizes de habilidades sobre a leitura em ambientes digitaisAmbientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.335-352. ISSN 0102-4698.

Este artigo aborda o letramento digital no interior da discussão sobre a formação de professores, reportando-se às experiências construídas em um grupo de pesquisa orientado pela perspectiva psicológica histórico-cultural. Apresentadas algumas definições de letramento digital, reflete-se sobre os desafios postos à escola pelo confronto com as novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet. Em seguida, analisa-se como, em sua formação inicial e continuada, os professores são preparados para a inserção dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas e para compreenderem o letramento digital de seus alunos. Ao final, situa-se o professor na era da internet, em seu lugar insubstituível de mediador e problematizador do conhecimento, que adota uma posição aberta e ao mesmo tempo crítica diante do que essa tecnologia digital oferece.

Palavras-chave : Letramento Digital; Escola; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )