SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Letramento digital e formação de professoresConteúdos hipermodais para fins de aprendizagem: usos em contexto pelos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PAIVA, Vera Menezes de O.. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.353-370. ISSN 0102-4698.

Este texto apresenta algumas visões epistemológicas - objetivismo, subjetivismo e experiencialismo -, em uma tentativa de compreender os conceitos de conhecimento e de aprendizagem subjacentes à construção de ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta, também, uma descrição de três plataformas de aprendizagem gratuitas - AulaNet, Moodle e TeleEduc - e enfatiza que outras ferramentas do internet pode ser adicionadas a esses ambientes educacionais virtuais, de forma a propiciar mais experiências de aprendizagem. Finalmente, conclui que o ambiente virtual retira os professores do palco da aprendizagem, pois eles também podem aprender com os alunos.

Palavras-chave : Epistemologia; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Redes Colaborativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )