SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicasInteração virtual e a autoria de artigos científicos: nos bastidores da produção acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

JUNQUEIRA, Eduardo S.. Conteúdos hipermodais para fins de aprendizagem: usos em contexto pelos alunos. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.371-386. ISSN 0102-4698.

A análise dos usos de artefatos e conteúdos hipermodais pelos alunos, para fins de aprendizagem na modalidade do ensino a distância, indicou dois elementos-chave. A estrutura e a coesão dos conteúdos, identificados a partir de categorias estáveis de análise semiótica de materiais hipermodais, não determinaram o uso. Norteados por elementos culturais e por suas intenções, os alunos formularam práticas comunicativas que extrapolaram a dicotomia impresso/digital. Imprimiram os conteúdos disponibilizados na tela do computador e instituíram a centralidade do impresso para a aprendizagem, sem, no entanto, ignorar os conteúdos hipermodais. A partir do impresso, utilizaram tais conteúdos em "rede" e construíram trilhas de navegação e leitura coerentes, voltadas a fins de aprendizagem específicos. Indica-se a necessidade de processos flexíveis e com a participação dos usuários-alunos para a produção de conteúdos mais interativos e democráticos.

Palavras-chave : Hipermodalidade; Práticas Comunicativas; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )