SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Conteúdos hipermodais para fins de aprendizagem: usos em contexto pelos alunosA escolha dos outros: julgamentos, estratégias e segregações escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

ARAUJO, Júlio César  y  DIEB, Messias. Interação virtual e a autoria de artigos científicos: nos bastidores da produção acadêmica. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.387-406. ISSN 0102-4698.

Este artigo trata de uma experiência com o gênero digital fórum educacional na disciplina Leitura e Produção do Texto Acadêmico (LPTA), do curso de Letras da UFC, cujo propósito foi desenvolver habilidades de compreensão e produção de textos acadêmicos, em especial o artigo científico. Para isso, os estudantes, em aulas presenciais, aprenderam sobre o gênero artigo científico e seus movimentos retóricos mais comuns. A partir dessas aulas, começaram a produzir seu próprio texto e, nesse momento, o fórum serviu como ferramenta didática para a apropriação de saberes em torno do artigo. Como resultado, a aprendizagem sobre o artigo foi bastante significativa e colaborativa, pois os alunos usaram, satisfatoriamente, os recursos multimodais disponibilizados pelo fórum, bem como analisaram os textos dos outros estudantes da turma, com um olhar mais crítico, afirmando perceber falhas e acertos e, desse modo, estar mais atentos às suas próprias produções.

Palabras clave : Gêneros Digitais; Fórum Eletrônico; Letramentos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )