SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número03Interação virtual e a autoria de artigos científicos: nos bastidores da produção acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VAN ZANTEN, Agnès; CUNHA, Maria Amália de Almeida  e  PRADO, Ceres Leite. A escolha dos outros: julgamentos, estratégias e segregações escolares. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.409-433. ISSN 0102-4698.

As escolhas familiares dos estabelecimentos escolares mantêm uma relação estreita com a segregação escolar. Apoiando-se sobre as pesquisas realizadas em Rueil-Malmaison, Nanterre, Vincennes e Montreuil, este artigo procura analisar as operações mentais e práticas que conduzem os pais a construir certos grupos sociais como “diferentes de si”: pelo estabelecimento de relações entre essa concepção e as reflexões, os objetivos e os valores referentes à escolaridade de seus filhos, fazendo disso o motivo principal do abandono de certos estabelecimentos de ensino. Paralelamente, serão exploradas as operações do mesmo tipo que levam à construção de outros grupos como “próximos de si” e a concebê-los como recursos sociais que facilitam a construção de estratégias pela sua capacidade de realizar certos julgamentos, certas informações e certos meios de ação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )