SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01A escola como atração urbana: as encenações de espetáculos educacionais no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa. Beberagens Tupinambá e processos educativos no Brasil Colonial. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.19-43. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem como objetivo a descrição das diversas ocasiões sociais em que estava presente o consumo de bebidas fermentadas entre os índios Tupinambá, considerados por cronistas e viajantes como grandes amantes das beberagens. Resultado de uma pesquisa documental e bibliográfica são priorizadas como fontes crônicas de viagens; cartas e informações de missionários que presenciaram as beberagens, sobretudo, nos séculos XVI e XVII; estudos antropológicos e históricos interessados nas práticas do beber indígenas; além de estudos arqueológicos que registram a cultura material dos Tupinambá. Teoricamente, o trabalho baseia-se em pressupostos da História Cultural, em particular da História da Alimentação, na qual se podem inserir os rituais de beberagens. Argumentasse que, por meio das práticas de beber, ensinamentos eram transmitidos e apreendidos, configurando-as como situação de comunicação e aprendizagem.

Palabras clave : Beberagens Tupinambá; Processos Educativos; Brasil Colônia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )