SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Beberagens Tupinambá e processos educativos no Brasil ColonialDebate sobre o ensino religioso na capital paranaense: entre a tribuna e a imprensa (1922-1931) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVA, José Cláudio Sooma. A escola como atração urbana: as encenações de espetáculos educacionais no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.45-64. ISSN 0102-4698.

O artigo dialoga com as pesquisas que têm procurado perscrutar a circulação de modelos e práticas de escolarização entre o Brasil e a Argentina. Este conjunto de reflexões vem se esforçando para aclarar os cuidados que devem acompanhar os interesses investigativos daqueles que se dispõem a aceitar o desafio de construir um exercício comparativo. Dentre estes cuidados, talvez o maior seja aquele referente à preocupação em realçar não apenas as proximidades, mas fundamentalmente, as singularidades históricas das circunstâncias analisadas. Alicerçado nessa perspectiva teórico-metodológica, foram problematizados aproximações e distanciamentos entre as encenações dos espetáculos educacionais protagonizadas pelas crianças no decurso dos anos 1920 no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Nesse sentido, estiveram em atenção as motivações que concorreram para que, tanto naquela cidade quanto nesta, tais ocasiões fossem empregadas para a disseminação de preceitos educativos pelos ambientes urbanos.

Palavras-chave : História da Educação; Espetáculos Educacionais; História Comparada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )