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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES Brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.93-112. ISSN 0102-4698.
A produção do conhecimento científico no país está sediada, prioritariamente, na pós-graduação. Este artigo analisa a cooperação internacional nesse nível de educação. As fontes dos dados são relatórios institucionais e informações com técnicos do CNPq e da Capes e abordam: acordos bilaterais e multilaterais, estrangeiros com bolsa no país e brasileiros com bolsa no exterior. As análises confirmam a presença do modelo periférico de internacionalização nas IES, apesar da crescente internacionalização na pesquisa e na pós-graduação do país. Apontam também para a convivência de dois modelos de cooperação internacional: a predominância do modelo de Cooperação Internacional Tradicional - CIT, fundamentado na competitividade e na ocupação de espaço no mercado globalizado, e a tendência, embora de menor porte, a partir de 2003, do modelo de Cooperação Internacional Horizontal - CIH, fundamentado na consciência internacional e no fortalecimento da capacidade científica endógena dos parceiros mais fragilizados.
Palavras-chave : Educação Superior; Internacionalização da Educação Superior; Cooperação Internacional Tradicional; Cooperação Internacional Horizontal; Produção de Conhecimento.