SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Internacionalização na produção de conhecimento em IES Brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontalPós-Graduação, saberes e formação docente: uma análise das repercussões dos cursos de mestrado e doutorado na prática pedagógica de egressos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG (1977-2006) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LEITE, Roseana Costa. Aportes teóricos para análise política da Universidade. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.113-128. ISSN 0102-4698.

Dada a centralidade das instituições educativas de ensino superior no processo de globalização e a emergência de novos conflitos no interior das mesmas, apresenta-se um estudo que constrói uma proposta teórica multidimensional, baseada nas teorias da sociologia política, para análise dos processos políticos da educação superior. Tal proposta integra processos e níveis das teorias sobre o Estado e o sistema político, teorias sociológicas da educação e teorias do poder em suas dimensões instrumental, de controle de agendas e de construção ideológica, todas centradas na análise do conflito e do político. O estudo reconhece que as organizações de educação são espaços políticos em que se confrontam visões e projetos alternativos e que os conflitos giram em torno de temáticas centrais, que podem ser sintetizadas em: acesso, uso social do conhecimento, destinação de recursos, a natureza das profissões e das disciplinas acadêmicas e a característica do trabalho acadêmico.

Palavras-chave : Universidade; Política; Autonomia; Estado; Poder.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )