SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Aportes teóricos para análise política da UniversidadeOs ciclos e a progressão continuada na opinião de pais e alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ZAIDAN, Samira; CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; OLIVEIRA, Bernardo J.  e  SILVA, Patrícia Gomes Carneiro da. Pós-Graduação, saberes e formação docente: uma análise das repercussões dos cursos de mestrado e doutorado na prática pedagógica de egressos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG (1977-2006). Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.129-159. ISSN 0102-4698.

Este artigo analisa repercussões do mestrado e do doutorado na vida profissional de 305 egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE-UFMG, no período 1977-2006. Por meio de um questionário, obtiveram-se informações relativas às atividades profissionais dos egressos. Os resultados foram analisados por decênios e mostram que a docência no ensino superior é a ocupação majoritária dos egressos. Os doutores concentram-se na academia e em instituições de pesquisa; os mestres, em instituições de ensino superior, na educação básica e em atividades autônomas. As repercussões na escola apontam a ampliação da aprendizagem dos aspectos que constituem a prática, mas são tímidas as especificações de resultados. Mestres e doutores avaliam positivamente a formação em pesquisa e a sua passagem pela Faculdade de Educação e consideram a pós-graduação um lugar de formação do pesquisador e de produção de conhecimento. Quanto ao objetivo de formação docente, muitas questões ficam em aberto, especialmente aquelas relativas à relação ensino-pesquisa.

Palavras-chave : Egresso Pós-Graduação; Repercussões Profissionais; Prática Pedagógica; Formação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )