SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Os ciclos e a progressão continuada na opinião de pais e alunosLivros didáticos de biologia do ensino Médio: resultados do PNLEM/2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FERNANDES, Preciosa Teixeira. Inovações curriculares: o ponto de vista de gestores de escolas do ensino básico em Portugal. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.181-210. ISSN 0102-4698.

Na última década, em Portugal, assistimos a alterações nas políticas curriculares para o ensino básico que têm contribuído para uma certa instabilidade no "terreno de ação" dos professores. Essas alterações ocorreram sobretudo desde o final da década de 1990, com o “Projecto de Gestão Flexível do Currículo” (GFC) e, em 2005/2006, com a medida "Escola a tempo inteiro"2. Do ponto de vista metodológico, sigo os contributos de Doyle e Ponder (1977) e de Correia (1989), sobre estratégias e processos de resistência ativa e passiva adotados por professores perante inovações centralizadas. À luz desses referentes, analiso discursos de professores/as em exercício de gestão e que experienciaram, enquanto tal, aquelas duas inovações. Em síntese, é intenção final deste texto situar o debate do lado micro da política curricular.

Palavras-chave : Inovação Curricular; Professores Gestores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )