SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue01Inovações curriculares: o ponto de vista de gestores de escolas do ensino básico em PortugalTempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

EL-HANI, Charbel Niño; ROQUE, Nádia  and  ROCHA, Pedro Luís Bernardo da. Livros didáticos de biologia do ensino Médio: resultados do PNLEM/2007. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.211-240. ISSN 0102-4698.

Em 2005, os livros didáticos de Biologia do ensino médio publicados no Brasil foram avaliados, como parte do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM). Neste artigo, relatamos resultados dessa avaliação. Os critérios e o processo de avaliação são apresentados de modo detalhado, bem como os principais problemas das obras não-recomendadas para compra pelo MEC e os principais aspectos positivos das obras recomendadas. Das 18 obras submetidas à avaliação, nove satisfizeram os critérios mínimos de qualidade para aprovação. Sete obras didáticas excluídas apresentaram problemas em todas as classes de critérios de avaliação. Todas as nove obras excluídas exibiram problemas relativos à correção e adequação conceituais, e à precisão da informação básica fornecida. As qualidades mais frequentes nas obras recomendadas diziam respeito à adequação metodológica e à construção do conhecimento. Não encontramos evidências claras de que a frequência de escolha pelos professores do ensino médio refletiu a qualidade dos itens avaliados, conforme estabelecida pela equipe que analisou as obras.

Keywords : Livros Didáticos; Ensino de Biologia; Ensino Médio; PNLEM.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )