SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Inovações curriculares: o ponto de vista de gestores de escolas do ensino básico em PortugalTempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

EL-HANI, Charbel Niño; ROQUE, Nádia  e  ROCHA, Pedro Luís Bernardo da. Livros didáticos de biologia do ensino Médio: resultados do PNLEM/2007. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.211-240. ISSN 0102-4698.

Em 2005, os livros didáticos de Biologia do ensino médio publicados no Brasil foram avaliados, como parte do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM). Neste artigo, relatamos resultados dessa avaliação. Os critérios e o processo de avaliação são apresentados de modo detalhado, bem como os principais problemas das obras não-recomendadas para compra pelo MEC e os principais aspectos positivos das obras recomendadas. Das 18 obras submetidas à avaliação, nove satisfizeram os critérios mínimos de qualidade para aprovação. Sete obras didáticas excluídas apresentaram problemas em todas as classes de critérios de avaliação. Todas as nove obras excluídas exibiram problemas relativos à correção e adequação conceituais, e à precisão da informação básica fornecida. As qualidades mais frequentes nas obras recomendadas diziam respeito à adequação metodológica e à construção do conhecimento. Não encontramos evidências claras de que a frequência de escolha pelos professores do ensino médio refletiu a qualidade dos itens avaliados, conforme estabelecida pela equipe que analisou as obras.

Palavras-chave : Livros Didáticos; Ensino de Biologia; Ensino Médio; PNLEM.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )