SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Tempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolaresRichard Rorty e a “agenda pós”: críticas, interpretações, redescrições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MARCON, Daniel; GRACA, Amândio Braga dos Santos  e  NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Busca de paralelismo entre conhecimento pedagógico do conteúdo e processo de raciocínio e ação pedagógica. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.261-293. ISSN 0102-4698.

Ao apresentar as propostas do conhecimento pedagógico do conteúdo e do processo de raciocínio e da ação pedagógica, Shulman não explicitou, em sua teoria, as possíveis relações entre elas. Visando a analisar tais relações, este ensaio colocou lado a lado esses dois temas nucleares nos estudos de Shulman e, respaldado por outras investigações que abordam esses temas, buscou descobrir como podem se inter-relacionar na formação inicial de professores. As informações analisadas permitem inferir que ambas as propostas mantêm estreita, recíproca e quase interdependente relação entre si, de modo que se permeiam, se complementam e somam esforços no sentido comum de transformar os conhecimentos do conteúdo dos futuros professores em conhecimentos ensináveis aos alunos. A consideração dessas questões pelos programas de formação e sua implementação, por meio de práticas pedagógicas e suas reflexões, têm potencial para integrar esses elementos e qualificar a formação inicial dos futuros professores.

Palavras-chave : Formação Inicial de Professores; Conhecimentos Docentes; Práticas Pedagógicas; Reflexões.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )