SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue01Busca de paralelismo entre conhecimento pedagógico do conteúdo e processo de raciocínio e ação pedagógica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ALMEIDA, Felipe Quintão de  and  FERNANDEZ VAZ, Alexandre. Richard Rorty e a “agenda pós”: críticas, interpretações, redescrições. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.295-323. ISSN 0102-4698.

O artigo trata da recepção da obra de Richard Rorty no campo da educação, com ênfase na descrição realizada pela pedagogia marxista brasileira. Apresenta, neste contexto, os usos que a pedagogia marxista tem operado do filósofo húngaro Georg Lukács e do seu colega de ofício Roy Bhaskar (indiano há muitos anos radicado na Inglaterra), como possibilidades para se contrapor à presença de Rorty na produção do conhecimento em educação. Analisa se as críticas a ele dirigidas (contra-iluminismo, irracionalismo, relativismo ontológico, falácia epistêmica, empiricismo etc.) se sustentam quando cotejadas com outra leitura de sua obra, a nossa própria. A redescrição realizada indica os limites e as insuficiências da descrição a que se opôs.

Keywords : Fundamentos da Educação; Filosofia; Luckács; Bhaskar; Rorty.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )