SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01“Fazer de sua vida uma obra”Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de  e  VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.369-386. ISSN 0102-4698.

O objetivo do texto é partilhar eixos de análise teórico-metodológicos que orientam um projeto de cooperação acadêmica - “Pesquisa (auto)biográfica: docência, formação e profissionalização” - realizado por grupos de pesquisa de Programas de Pós-Graduação em Educação (UNEB, UFRN e USP), que vêm colaborando em distintas instâncias, as quais tomam as narrativas autobiográficas como prática de formação docente e como método de pesquisa, com diversas entradas nas áreas dos Fundamentos da Educação. Apresentamos, inicialmente, um panorama da pesquisa (auto)biográfica no qual se situam as atividades de pesquisa, docência e formação na pós-graduação. Em seguida, discutimos os principais marcos do processo histórico da profissionalização docente no Brasil, antes de comentar os grandes eixos de investigação, seus propósitos e as potencialidades da pesquisa com fontes (auto)biográficas.

Palavras-chave : Pesquisa (Auto)Biográfica; Formação Docente; Profissionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )