SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolarTão longe, tão perto: escrita de si em relatórios de viagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

TORRES HERNANDEZ, Rosa María. O sentido das instituições escolares na profissão docente desde a perspectiva biográfica. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.417-434. ISSN 0102-4698.

O artigo analisa, a partir das autobiografias, os significados que mobilizam os docentes de educação básica em seu encontro com as instituições escolares. Aborda como nestas instituições se estabelecem referências identificadoras substantivas para a profissão docente, para isso se interpretam as narrações autobiográficas levando em conta: 1) as constantes na "variação da velocidade" no discurso, 2) os trajetos, 3) as tensões e contradições. O estudo das autobiografias mostra que a experiência na instituição de educação primária é substantiva para a profissão docente.  O normal é o lugar da identidade profissional, mas em articulação com a experiência acumulada na escola primária, não somente pelos vínculos e sim, além disso, graças às trajetórias e as contradições sustentadas no estabelecimento escolar.

Palavras-chave : Autobiografía; Docentes; Formação; Instituições.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )