SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01O sentido das instituições escolares na profissão docente desde a perspectiva biográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio  e  SILVA, Alexandra Lima da. Tão longe, tão perto: escrita de si em relatórios de viagens. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.435-458. ISSN 0102-4698.

Explorar os sentidos de um tom autobiográfico inscrito em relatórios de viagens empreendidas por três professores que integravam a primeira missão oficial de educadores que visitaria o continente europeu, no alvorecer da República, com a finalidade de estudar o sistema educacional de vários países, é o horizonte deste texto. Tais experiências compunham as preocupações com as melhorias na instrução pública no país, em que as viagens para conhecer e estudar o outro, divulgadas e defendidas pela Revista Pedagógica, publicação do Pedagogium, revertiam-se em diferentes modos de intervir e propor mudanças na educação no Brasil. Procura-se, nesta análise, em meio à escrita obrigatória e fadada à impessoalidade, mais do que impressões, conclusões e proposições sobre a organização escolar, a organização do magistério, o material didático, a arquitetura das escolas e os aspectos relativos à remuneração dos professores, mas, sobretudo, os traços da intimidade e dos modos de ver o mundo dos professores viajantes.

Palavras-chave : Viagens de Educadores; Relatórios de Viagens; Escrita de Si.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )