SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

MARTINS, Ronie Von  y  FARINA, Cynthia. Aprendizagem do naufrágio: Moby Dick, Ahab, um leitor e o muro. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.02, pp.21-39. ISSN 0102-4698.

Este texto apresenta uma experiência de aprendizagem com uma obra literária e com ideias filosóficas. Ele é narrado por um Leitor, personagem fascinada pelo encontro com Moby Dick de Melville, que conta uma experiência de perda de sentido com o universo educativo, com o universo do ensinar e aprender. Para enfrentar tal experiência, ele busca aliar-se a alguns conceitos, especialmente, de Deleuze e Guattari. Entende, então, que o pensamento filosófico não dá apenas referências, mas o impulsiona também em direções não pensadas, não previstas por ele. Com personagens literários e filosóficos, ele vive e busca expressar uma experiência de aprendizagem: uma "aprendizagem do naufrágio". Entende que uma aprendizagem não se encerra na conquista de um saber, mas tem uma íntima relação com um desprender-se de si próprio.

Palabras clave : Aprendizagem; Filosofias da Diferença; Literatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )