Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
MARTINS, Ronie Von e FARINA, Cynthia. Aprendizagem do naufrágio: Moby Dick, Ahab, um leitor e o muro. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.02, pp.21-39. ISSN 0102-4698.
Este texto apresenta uma experiência de aprendizagem com uma obra literária e com ideias filosóficas. Ele é narrado por um Leitor, personagem fascinada pelo encontro com Moby Dick de Melville, que conta uma experiência de perda de sentido com o universo educativo, com o universo do ensinar e aprender. Para enfrentar tal experiência, ele busca aliar-se a alguns conceitos, especialmente, de Deleuze e Guattari. Entende, então, que o pensamento filosófico não dá apenas referências, mas o impulsiona também em direções não pensadas, não previstas por ele. Com personagens literários e filosóficos, ele vive e busca expressar uma experiência de aprendizagem: uma "aprendizagem do naufrágio". Entende que uma aprendizagem não se encerra na conquista de um saber, mas tem uma íntima relação com um desprender-se de si próprio.
Palavras-chave : Aprendizagem; Filosofias da Diferença; Literatura.